A ciência da sobriedade

A ciência da sobriedade: Uma abordagem estrutural com base na Abstemiologia



A obra, "A Ciência da Sobriedade: Uma Abordagem Estrutural com base na Abstemiologia", propõe uma mudança de paradigma fundamental no estudo das dependências, deslocando o foco da patologia e da doença para a investigação dos mecanismos que permitem a superação definitiva da adicção. A apostila apresenta, entre outros elementos, por exemplo, o Modelo AAS (Abstinente-Abstinência-Sobriedade), que representa uma análise estrutural priorizando a construção de um futuro de sobriedade em detrimento da análise superficial das causas da dependência.

 

Da leitura do material, é possível notar uma incrível diferenciação entre abstinência de sobriedade, definindo a primeira como um processo de longo prazo que envolve autoconhecimento e a opção lúcida por abster-se de hábitos degradantes através de métodos científicos ou empíricos. Já a sobriedade é apresentada como um dos resultados ativos desse processo, um estado de lucidez, temperança e equilíbrio que exige a admissão de limites e uma revisão constante de condutas para a evolução pessoal.

 

Ao longo do texto, exploram-se conceitos inovadores como a sobriedade mandelbrotiana, que vê a recuperação como um processo fractal e complexo, e a aplicação da sequência de Fibonacci na evolução da vida abstêmia. A obra detalha diversos níveis de sobriedade — incluindo a sobriedade ocasional, a continuada e a crítica — e apresenta 60 (sessenta) modelos de vida abstêmia, auxiliando na compreensão da transição de um controle externo para um estilo de vida integrado, pleno e focado no propósito maior da existência.

 

Você pode baixar a apostila inteiramente, basta clicar no link a seguir:


A ciência da sobriedade (CLIQUE AQUI E BAIXE A OBRA GRATUITAMENTE)

 

Bons estudos!

Escritor: Péricles Ziemmermann