Décimo Terceiro Passo

Pós-abstinência, Mega-abstêmio, Décimo Terceiro Passo ou Passo Cosmoético



A análise do "tempo abstêmio" pode ocorrer de diversas maneiras, este estudo apresenta uma destas formas. Assim, por exemplo, pode-se analisar o período de sobriedade em relação ao tempo total que a pessoa passou em drogadição. A ideia central é que uma pessoa que usou drogas ou álcool por um determinado número de anos tem plena capacidade de permanecer em sobriedade (vida abstêmia) pelo mesmo período ou até muito mais.

 

Imagine a seguinte situação: a pessoa utilizou drogas/álcool dos 16 aos 31 anos de idade. Durante todo esse período ela progrediu em sua dependência, passando pelas fases de mero usuário, usuário abusivo e adicto. Nesse exemplo citado, teremos um período de drogadição de 15 anos (dos 16 aos 31 anos de idade), ou seja, a pessoa usou drogas por 15 anos.

 

Agora faça o seguinte raciocínio: se a pessoa usou drogas/álcool por determinado lapso temporal, é possível que ela fique o mesmo lapso temporal em vida abstêmia? No nosso exemplo, se a pessoa usou drogas/álcool por 15 anos, é possível que ela fique 15 anos em sobriedade? A resposta é simples: SIM. A pessoa que usou drogas/álcool por determinado período pode ficar em abstinência pelo mesmo período – ou muito mais. Portanto, se a pessoa usou drogas/álcool por 20 anos, pode ficar em sobriedade por muito mais que 20 anos; se a pessoa usou drogas/álcool por 25 anos, pode ficar em abstinência por muito mais que 25 anos; e assim sucessivamente.

 

Quando o tempo de abstinência se iguala ao tempo total de uso de drogas ou álcool, atinge-se um marco chamado de "mega-abstêmio" ou "pós-abstêmio". Este marco representa a superação do passado de dependência e dá início ao "13º passo da Abstemiologia". Este passo é um critério cronológico que qualifica o tradicional 12º passo (que prega a assistência e o exemplarismo), significando que a pessoa agora espalha ideias de sobriedade há mais tempo do que antes propagou ideias favoráveis ao uso de drogas. Dessa forma, o mega-abstêmio se torna um exemplo máximo de transformação e realiza uma assistência de longa duração, servindo de inspiração para outros.

 

Leia o texto a seguir e compreenda isso com detalhes:


CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

 

Bons estudos!

Escritor: Péricles Ziemmermann