O que é gatilho para a dependência química e para o alcoolismo?

 O que é gatilho para a dependência química e para o alcoolismo?



Com base nos estudos da Abstemiologia posso citar 04 (quatro) definições de gatilhos (trigger) que refletem a complexidade e a multidimensionalidade desse conceito. Essas definições abordam diferentes perspectivas: biológica, psicológica, social e espiritual.

 

Um dos pontos mais comentados pelos familiares e pelos dependentes refere-se ao fenômeno da fissura (craving), ou seja, uma enorme vontade em consumir drogas/álcool.

 

Peço desculpas para quem pensa diferente, mas fissura não é “uma ondinha que vem e passa”. Na realidade, fissura é um maremoto, é um tsunami de sensações quase incontroláveis. Se fissura fosse, como dizem alguns, “uma onda”, alguma sensação desagradável ou somente mero desconforto, a fissura não seria um problema. Nenhuma pessoa gosta de sentir fissura quando está em vida abstêmia porque a enorme vontade de consumir drogas/álcool mexe demais com o equilíbrio emocional, a rotina e os sentimentos do abstêmio. Fissura é um fenômeno extremamente desagradável e capaz de desequilibrar a pessoa a ponto de induzir, até mesmo, uma recaída emocional.

 

Neste estudo você compreenderá as 04 (quatro) definições mais usuais de gatilhos:

 

• Definição biológica de gatilho

 

• Definição psicológica de gatilho

 

• Definição social e ambiental de gatilho

 

• Definição de gatilho com base em critérios espirituais, religiosos ou de assistência

 

Par ler o texto na íntegra, acesse:


O que é gatilho para a dependência química e para o alcoolismo? (CLIQUE AQUI e leia o texto na íntegra)


Bons estudos!

Escritor: Péricles Ziemmermann