“Adicção é como diabetes”, você acredita nesse raciocínio?

“Adicção é como diabetes”, você acredita nesse raciocínio?



Mais um equívoco comparativo que ouvimos no cotidiano do tratamento da dependência química ou alcoólica: “adicção é como diabetes, uma vez diagnosticada ambas as doenças precisam de tratamento para o resto da vida”.

 

A diferença entre diabetes e adicção é enorme no que se refere a sintomatologia, causa ou modelo de tratamento. Acredito que o único argumento capaz de sustentar qualquer nível de comparação seja o período de tratamento que, em alguns tipos de diabetes, deverá ter longa duração. Porém, muitas doenças possuem essa característica de tratamento e não são objeto de comparação com a adicção, por exemplo: asma, bronquite, doenças renais, cardiopatias, doenças neuropsiquiátricas, doença de Parkinson e de Alzheimer. Além disso, nem todos os diabetes terão tratamento longo, por exemplo, o diabetes gestacional tende a ser temporário já que é gerado por mudanças de equilíbrio hormonal durante a gravidez.

 

Ao ler o texto na íntegra, você compreenderá os seguintes pontos:

 

· Falácia narrativa

 

· Erro por indução (comparar aspectos superficiais entre as patologias)

 

· Erro de argumento por comparação ou analogia (comparar uma doença meramente biológica com uma patologia multifatorial ou, pior ainda, comparar a consequência com a causa)

 

· Erro de argumento por ilustração (a fim de exemplificar utiliza-se um reducionismo absurdo da adicção e, simultaneamente, incluem aspectos psicossociais ao diabetes)

 

· Erro de saliência (foca-se no que é mais reconhecível entre as duas doenças deixando de lado outros elementos que formam ou influenciam a realidade)

 

· Manifestação de ilusão de concretude ao confundir a mera análise superficial de um modelo com a realidade da vida

 

O diabetes, o enfisema pulmonar, o câncer de bexiga, a cardiopatia e a dependência química ou alcoólica são doenças graves e que precisam de tratamento adequado. Esse é um ponto de convergência entre as todas as patologias crônicas.

 

Para mais informações, acesse:


“Adicção é como diabetes”, você acredita nesse raciocínio? (clique aqui e leia o texto na íntegra)


Bons estudos!

Escritor: Péricles Ziemmermann