Termos utilizados na dependência química e termos utilizados na Abstemiologia

Comparação entre termos usados na dependência e termos utilizados durante a vida abstêmia



A Abstemiologia representa um conjunto de estudos e, atualmente, tem sido direcionada para ser tratada como uma neociência. O objeto de estudo da abstemiologia consiste no tripé abstemiológico: abstêmio, processo abstêmio e abstinência propriamente dita. Assim, ao invés de ficarmos centrados no problema (adicção) estudamos e analisamos a solução (vida abstêmia).

 

Como toda a ciência, a Abstemiologia também possui neologismos, ou seja, novas palavras com que representam situações ou fenômenos que, antes destes estudos, não eram devidamente analisados, bem como expressões antigas que sofreram (re)interpretação.

 

O importante é entender a mudança de paradigma: os estudos da Abstemiologia não focam na adicção e nos adictos, mas na abstinência e nos abstêmios. Não interessa tanto como se desenvolveu o processo de adicção, mas como se desenvolve e como se mantém a vida abstêmia.

 

Essa mudança representa um enorme avanço nos conceitos, definições, teorias e técnicas que podem ser aplicadas a todos que desejam iniciar, manter e evoluir no processo abstêmio.

 

Para ler o texto na íntegra:


Comparação entre termos usados na dependência e termos utilizados durante a vida abstêmia (leia o texto na íntegra - clique aqui)


Bons estudos!

Escritor: Péricles Ziemmermann