Teoria da árvore dos frutos envenenados aplicada à participação de terceiros no processo abstêmio (Fruits of the poisonous tree)

Teoria da árvore dos frutos envenenados aplicada à participação de terceiros no processo abstêmio (Fruits of the poisonous tree)



Por que os pais se culpam pelo que ocorreu com seus filhos?

 

Na maioria dos casos, os familiares ‒ especialmente os pais e mães ‒ têm a sensação implícita ou explícita de que seus filhos se envolveram com drogas/álcool porque a educação que eles receberam foi defeituosa ou insubsistente. Os familiares se culpam pelo problema da adicção que seus entes estão passando. Essa ideia não merece prosperar e esse sentimento de culpa é inútil. Vamos discutir isso.

 

Aqueles que se envolveram com drogas/álcool fizeram isso pelos mais variados motivos: automedicação, ignorância, imaturidades, maus amigos, escolhas ruins, sentimentos de culpa, amortecimento de desconfortos emocionais, cultura, entre outros. Isso indica que os valores morais e éticos que os adictos receberam durante sua infância e adolescência, o carinho e atenção que lhes foram dirigidos não são, por si sós, a causa da adicção. A adicção é um processo muito mais complexo.

 

Então, por que os pais se culpam pelo que ocorreu com seus filhos?

 

Assista ao vídeo e entenda isso com mais detalhes.


VIDEOAULA SOBRE ESTE TEMA (CLIQUE AQUI)

 

Bons estudos!

Escritor: Péricles Ziemmermann