Ponto “cego” da vida abstêmia

Ponto “cego” da vida abstêmia

 


O ponto “cego” representa um dos efeitos gerados pelo processo abstêmio e não corresponde a nenhum ponto específico da escada abstemiológica.

 

Imagine a seguinte situação: a pessoa (adicto) resolve iniciar sua jornada abstêmia na data de hoje. Então, nesse caso, sabemos antecipadamente que ‒ devido ao passado de adicção ‒ sua vida está inteiramente desorganizada. Até aqui, sem novidades. Contudo, fazendo um prognóstico podemos prever que essa pessoa estará com quase todos esses problemas resolvidos quando estiver, por exemplo, com 10 anos de vida abstêmia. Pensando nisso, indaga-se: A abstinência resolve todos os problemas da adicção?

 

Em outras palavras, porém necessárias a compreensão: após longos anos de vida abstêmia todos os problemas gerados pela adicção estarão resolvidos? Quem dera. Na realidade, a abstinência resolve muitos problemas que foram gerados no processo de adicção, mas não resolve todos. Existe uma parcela de problemas gerados no passado adicto e que o simples transcurso do tempo em abstinência NÃO consegue resolver. Isso ocorre porque a abstinência possui um ponto cego.

 

Leia a publicação e entenda isso com mais detalhes.


PONTO CEGO DA VIDA ABSTÊMIA (CLIQUE AQUI E LEIA O TEXTO COMPLETO)

 

Bons estudos!

Escritor: Péricles Ziemmermann