Codependente ou Coabstêmio?

Codependente ou Coabstêmio?

 


A codependência é uma patologia firmada nas emoções, sentimentos, pensamentos, condutas e relacionamentos doentios entre familiares, cônjuges, amigos e os adictos. A codependência, em regra, não é cooperação para o uso de drogas/álcool, mas é o adoecimento dos demais envolvidos no processo de adicção juntamente com o adicto. A adicção tem como uma de suas características estabelecer um transtorno cognitivo e emocional generalizado entre diversas pessoas que pertencem ao mesmo núcleo afetivo. Da mesma forma que o adicto adoeceu, os seus familiares que presenciaram todo o processo doentio do uso abusivo de drogas/álcool também ficaram com graves sequelas emocionais.

 

Em contrapartida, após o ABSTÊMIO iniciar sua jornada de abstinência e alcançar sua sobriedade, os familiares também superarão, em grande parte, as sequelas emocionais. Nesse sentido, entendemos que haverá mudança da codependência para a COEVOLUÇÃO ou COABSTINÊNCIA.

 

Não concordamos em denominar os familiares – ou as pessoas que pertencem ao mesmo núcleo familiar do abstêmio – de codependentes. A CODEPENDÊNCIA se estabelece na adicção, mas a COABSTINÊNCIA é o que ocorre durante a abstinência.

 

É ilógico denominar um familiar como codependente quando o abstêmio possui muitos anos de abstinência. Isso não é tecnicamente correto e, inclusive, faz com que inúmeras pessoas se afastem e deixem de participar do processo abstêmio de seu ente querido. Por isso, entendemos que quando a pessoas estiver no processo de abstinência seus familiares – núcleo afetivo – serão denominados de COABSTÊMIOS, caso tenham as características necessárias para isso.

 

O quadro referente a essa publicação apresenta alguns termos que serão, gradativamente, incorporados pelas famílias envolvidas no processo abstêmio.


Codependente ou Coabstêmio? (CLIQUE AQUI)


Bons estudos!

Escritor: Péricles Ziemmermann