CLIVAGEM ABSTEMIOLÓGICA
Clivagem abstemiológica
A CLIVAGEM é o estudo da divisão ou separação de um fenômeno para poder compreendê-lo de modo fragmentado. Existe clivagem embrionária (divisões celulares), social (grupos e subgrupos sociais), linguística (sintaxe da língua), mineral (planos e faces) e psicológica (ego). Entretanto, como ocorre a clivagem da abstinência? É possível fragmentar a abstinência para compreender esse fenômeno? Penso que sim e, neste breve estudo, analisaremos isto.
A Visa Abstêmia (abstinência propriamente dita) pode sofrer duas
grandes clivagens e ser analisada de modo OBJETIVO e SUBJETIVO.
No modelo abstemiológico objetivo temos as técnicas abstemiológicas, as
políticas estatais, a espiritualidade e a cronologicidade. Por outro lado, no modelo
com viés subjetivo podemos compreender a abstinência com foco no indivíduo,
na sociedade e na cultura. Estas são, resumidamente, as duas grandes divisões representativas
de modelos de clivagem da abstinência.
A abstinência como estudo das técnicas abstemiológicas pode abranger toda e qualquer forma de manter-se
abstêmio através de métodos e procedimentos. Por exemplo, “só por hoje”, “um
dia de cada vez”, farmacoterapia, terapia individual, terapia em grupo, técnica do guarda-chuva ou escudo, técnica da anamnese da responsabilidade,
técnica do benefício da dúvida ou técnica da exposição abstêmia crescente.
A Vida Abstêmia no
viés de política estatal consiste em adotar e desenvolver mecanismos de proteção,
aprofundamento e desenvolvimento da abstinência. Por exemplo, isenções
tarifárias pra clínicas ou comunidades terapêuticas, barateamento de
medicamentos adquiridos por essas entidades e com destinação a seus pacientes
internos ou acolhidos, subsídios para formação de grupos anônimos, redução no
valor de seguro de saúde ou de veículos para pessoas que comprovem não usar
drogas/álcool, entre outros. Veja que existem diversos mecanismos que podem ser
criados para desenvolvimento da abstinência (proselitismo abstêmio) e não apenas para combater a adicção (profilaxia da adicção).
A abstinência tratada como espiritualidade
não se confunde com religiosidade.
Os critérios espirituais da abstinência referem-se a prestação de auxílio,
exemplarismo, ajuda ao outro e assistencialidade. Então, não basta “orar” ou
“meditar” é preciso muito mais, é preciso ação. Essa é a espiritualidade
abstêmia.
A abstinência no viés cronológico representa as diversas fases abstemiológicas pelas quais os
abstêmios evoluem: desintoxicação, ciclos dos 30 dias, Ponto “R+02” ou “R+03”
anos, Ponto “X”, Ponto “Y”, Ponto “Z” e pós-abstinência.
A abstinência com focono indivíduo pode apontar as etapas e os ciclos que a abstêmio
completa: abstêmio mínimo, abstemenor, abstemaior, abstemaior real e
mega-abstêmio.
A Vida Abstêmia no meio social significa compreender o abstêmio no meio em que ele está
inserido. Por exemplo, na família, no ambiente de trabalho, nos grupos anônimos
e nas suas relações interpessoais.
A Vida Abstêmia no meio cultural praticamente inexiste. O meio cultural é avesso a tais ideias
e, inclusive, fomenta o uso de drogas/álcool em muitas festividades.
Infelizmente, aos abstêmios remanescem somente encontros em grupos anônimos ou
pequenas reuniões com colegas. Cito, por exemplo, os “encompassos”, os
aniversários de fundação de grupos abstemiológicos e alguns eventos religiosos.
De resto, culturalmente, a abstinência possui pouca profundidade quando vista
de forma direta, ou seja, em reuniões sociais ou encontros que celebrem a
própria abstinência. Nesse mesmo diapasão, na forma indireta, sinalizo a existência
tímida de certos mecanismos culturais que desenvolvem a abstinência como no
caso de atividades físicas, grupos de estudo, religião e certos ambientes
laborais.
Em síntese, essa é a clivagem abstemiológica, ou
seja, formas de fragmentar o fenômeno da abstinência para analisá-lo com mais
atenção em certas áreas de estudo centradas na abstinência (clivagem objetiva) ou no abstêmio (clivagem subjetiva). Ao que tudo
indica, a Vida Abstêmia pode e deve ser clivada para que seja possível
visualizar toda sua abrangência.
Bons estudos!
Escritor: Péricles Ziemmermann
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REFERÊNCIAS
Sugerimos, humildemente, a leitura do texto: ABSTINÊNCIA COMO PURA E SIMPLES CONVICÇÃO
Sugerimos, humildemente, a leitura do texto: TODA RECAÍDA É IGUAL?
ZIEMMERMANN, Péricles. PRINCÍPIOS
ABSTEMIOLÓGICOS. Porto Alegre/RS: Editora Simplíssimo, 2018. ISBN 978-85-824565-3-8
ZIEMMERMANN, Péricles. TEORIAS
ABSTEMIOLÓGICAS. Porto Alegre/RS: Editora Simplíssimo, 2019. ISBN
978-85-824566-2-0
ZIEMMERMANN, Péricles. ITINERÁRIOS
ABSTEMIOLÓGICOS. Porto Alegre/RS: Editora Simplíssimo, 2020. ISBN
978-85-924432-3-8
ZIEMMERMANN, Péricles. ABSTEMIOPATIAS.
Porto Alegre/RS: Editora Simplíssimo, 2021. ISBN 978-85-824583-6-5
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